A Blythe Doll, é uma boneca que surgiu nos anos 70, porém, assustava um pouco as crianças. Por esse motivo, saiu de linha um ano após o lançamento. Em 1997, a jornalista Gina Garan ganhou uma boneca Blythe de presente e passou a fotografá-la em todos os lugares, dando assim inspiração ao seu livro "This is Blythe" (Esta é a Blythe). Em 1999, ela foi introduzida à Junko CWC Wong pelo artista e ilustrador, Jeffrey Fulvimari. Ainda naquele ano, a Hasbro deu à Takara, empresa japonesa, uma licença para produzir uma nova edição da boneca Blythe, a NEO (nova) Blythe. A Blythe foi usada em uma campanha publicitária de televisão por Parco, o ramo de moda da Seibu Department Stores no Japão e foi um sucesso instantâneo. O sucesso no Japão levou a Hasbro a dar uma licença à Ashton Drake Galleries (ADG) em 2004, para produzir Blythes nos Estados Unidos por um preço mais "em conta".
Há dois tamanhos de bonecas Blythe: a 28 cm (escala 1/6th) de tamanho natural, e as de 11,2 centímetros, menos populares e exclusivas da Takara, "Petit Blythes" (Pequenas Blythes). Apenas Blythes de tamanho natural podem trocar a cor e posição dos olhos, sendo eles, na maioria das vezes, Azul (esquerda), verde (direita), laranja (frente) e cor-de-rosa (frente). Mesmo assim, Petit Blythes possuem os membros flexíveis e as pálpebras se fecham. (Fonte:Wikipédia.)
Eu conheci as Blythes por volta do ano de 2008. Em outubro de 2013 eu QUASE tive a minha primeira Blythe(mas não desisti, pretendo um dia ter de 5 à 9 Blythes). Um ÓTIMO lugar para saber mais sobre as Blythes, lançamentos, termos e siglas, as novidades... é o site We Love Blythe. Lá vocês também podem encontrar Blythes para adoção.
Elas podem ser customizadas. Existem pessoas aqui mesmo no Brasil que customizam Blythes, como Renata S.P., Julia Cabral e Gisele Bianchini.
Existem 3 maneiras básicas para você comprar a sua blythe.
Uma delas, é diretamente em sites internacionais, como o CC-Toys ou no Ebay. Para isso, é preciso ter cartão internacional, além de ficar de olho na cotação do dólar e na possível taxa quando a boneca entrar no Brasil. A taxa é uma loteria a parte, tanto em valores como em possibilidades do seu pacote ser taxado. O tempo de espera varia, podendo a sua blythe ficar presa na alfândega por alguns meses.
Outra maneira, é através das cegonhas, termo utilizado para designar as pessoas que encomendam as bonecas fora do Brasil e trazem especialmente para você. Nesse caso, a pessoa faz um orçamento e vocês combinam a forma de pagamento. O dólar também influencia, pois o preço original da blythe será cotado nessa moeda. Quanto a taxa, é variável: algumas dividem o valor com o cliente, outras cobram integralmente e outras não cobram pois calculam uma porcentagem no valor final do produto. Então, vale a pena pedir esses detalhes para sua cegonha e evitar aborrecimentos futuros. O tempo de espera é praticamente o mesmo de comprar diretamente, as vezes acrescido de um tempo a mais, pois a boneca chega primeiro na casa da cegonha pra depois ser enviada para você.
A maneira mais rápida e prática, é comprar diretamente no Brasil. Porém, a variedade é menor, tornando mais difícil comprar alguns modelos específicos. Você poderá encontrar bonecas compradas por cegonhas ou lojas sendo revendidas, tanto novas ou usadas e as populares blythes para adoção. Esse termo é apenas uma maneira carinhosa de tratar blythes, geralmente usadas, que estão à venda. São comumente vendidas por outros colecionadores, pelos mais variados motivos. Os preços mudam conforme o estado de conservação da mesma, itens que vem junto e raridade da boneca. Vale a pena prestar bastante atenção na descrição do produto e qualquer dúvida, pedir para a pessoa que está vendendo, fotos ou explicações. Por estarem no Brasil, geralmente as bonecas são um pouco mais caras que se compradas diretamente em sites internacionais, mas se você levar em conta o tempo de espera e a possível taxa, compensa. (Fonte: We love Blythe.)
De início muitas pessoas estranham a boneca, mas com o tempo a gente se apaixona. O legal da Blythe é que ela é diferente de bonecas como a Barbie. Ela tem um cabeção, olhos grandes, não tem sobrancelhas, mas aí é que está a graça.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Atá a próxima.
Beijinhos ;*
Achei que fosse a única que amava as Blythe dolls *o*
ResponderExcluirLembro que no Flickr tem vários grupos dedicados só para essas bonecas. Um dia ainda ganho uma *0*
Beijos.
http://utopianongrata.blogspot.com.br/
Eu também adoro as Blythes, em outubro eu ia comprar um Blythe TBL com cabelo menta de uma cegonha, mas meus pais me convenceram à esperar mais. =/
Excluir...entrei em contato com o assunto recentemente, e gostei muito da forma como introduziu a matéria; encontrei todas as informações que desejava aqui. Grata por compartilhar.
ResponderExcluir